OS BENEFÍCIOS DA CORRIDA NA LUTA CONTRA O CANCER

OS BENEFÍCIOS DA CORRIDA PARA A SAÚDE

Estudos comprovam que o hábito de correr melhora a qualidade de vida das pessoas.

O hábito de correr, ainda que apenas uma vez por semana, durante menos de 50 minutos, é um importante aliado na prevenção da doença e seus benefícios se estendem dos mais velhos aos mais jovens, porém, quanto mais cedo começar, maiores e mais eficazes serão seus benefícios. Além de atuar no controle do peso, auxiliar na redução do colesterol e agir na manutenção dos hormônios, é ainda uma atividade que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. E esses benefícios colaboram para a melhora da qualidade de vida em pacientes em tratamento de câncer.

Deve-se ao fato de que o exercício ajuda a melhorar as funções e capacidades cardiovasculares, previne a perda de musculatura, além de auxiliar na ação dos medicamentos, especialmente durante a imunoterapia. Após inúmeras pesquisas, foi evidenciado que quando há condições, pacientes em tratamento, que incluem atividades físicas, como a corrida, em sua rotina, apresentam uma melhora significativa na saúde.

Inclusive, em estudos realizados em Moinhos de Vento em parceria com a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi comprovado que a atividade física impactou positivamente as funções respiratórias de pacientes em quimioterapia. Ou seja, o mito de que durante o tratamento quimioterápico não se pode realizar exercícios físicos caiu por terra, além do mais, pessoas que incluem a prática de exercício em sua rotina reduzem as chances de metástase.

Importante reforçar que, o acompanhamento profissional é de extrema importância para a escolha da melhor atividade que respeite sua individualidade e seus limites. Os exercícios devem ser feitos de maneira segura e responsável, respeitando os limites do nosso organismo e os fatores ambientais que podem influenciar essa prática.

Tipos de câncer que podem ser evitados com a pratica

Os principais cânceres que podem ser prevenidos com a prática são o de intestino, endométrio, próstata e mama, mas vale lembrar que antes de iniciar a prática do exercício, é indispensável entrar em contato com um médico afim de averiguar alguma possível contraindicação.

Veja o que o Dr. Giovanni Montinni Sandoval diz a respeito dos benefícios do esporte para a saúde.