OUTUBRO ROSA E A NECESSIDADE DE CONSCIENTIZAÇÃO

Outubro Rosa

O nosso Outubro Rosa foi marcado por ações de conscientização sobre importância da prevenção

De forma a contribuir ainda mais para a importância da prevenção ao câncer de mama, o Hospital Jorge Saade em parceria com diversas instituições, promoveu durante todo mês de outubro, várias ações, como: roda de conversas, palestras e a 1ª Corrida e Caminhada Hospital Jorge Saade, na luta contra o câncer. Os eventos contaram com a distribuição de informativos e brindes comunicando a importância da prevenção, além do debate de temas como prevenção e cuidado. O mês foi repleto de atividades em prol da conscientização para a prevenção do câncer de mama. 

Os eventos contaram com participações de psicólogos, enfermeiros (a), estudantes, ex-pacientes que venceram o câncer e pessoas de diversos setores do Estado que acompanharam as palestras. 

Os encontros tiveram a parceria da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, da Clínica DR°. Med. Nefro, do Hospital de Olhos de Palmas, da Grão de Ouro New Holland, da Fábrica Kenerson – Go Eyewear, do VLI Multimodal S.A – Ferrovia Norte Sul, da Secretaria da Fazenda, da Fundação Pró-Tocantins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO/Campus Palmas), da Polícia Militar do Tocantins (DSPS-Polícia Militar), da Academia de Polícia Militar do Tocantins (Núcleo de saúde da APMT) e da Hospitech Equipamentos Médicos Hospitalares.

A 1ª Corrida e Caminhada Hospital Jorge Saade, que foi realizada no dia 09 de outubro, em parceria com a LCM contou com a participação de quase 1.000 pessoas, entre  atletas, pacientes oncológicos, funcionários e amantes do esporte. 

O acolhimento de todas e todos neste Outubro Rosa é essencial e importante e a prevenção é o melhor caminho. 

E atente-se aos sinais, se notar alguma alteração como pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço, saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã e/ou vermelhidão da pele da mama, procure realizar atendimento médico imediatamente.  O autoexame também é uma forma de se cuidar e pode ser feito em frente ao espelho, em pé ou deitado, e lembre-se, o autoexame de mamas é apenas a primeira precaução. 

Entenda! Outubro Rosa e a sua importância 

As chances de cura se aproximam de 95% quando detectado precocemente o câncer de mama

O laço cor-de-rosa, simbolicamente representando a luta e a conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, se tornou uma grande marca para a união dos povos pela saúde feminina. Inúmeros prédios, monumentos, construções emblemáticas, são iluminadas pela cor rosa durante o mês de outubro. 

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado todos os anos, e estimula a busca por atendimentos médicos. O nome remete à cor do laço rosa que tem essa relação com a luta contra o câncer de mama, incentivando a participação da população, empresas e entidades. A ideia do laço foi lançada pela Fundação Susan G. for the Cure, no início da década de 1990, quando o objeto foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente. 

O câncer há anos é estudado, é conhecido como uma neoplasia maligna, essa patologia ocupa uma posição de destaque nos índices de morbidade e mortalidade em diversos países, uma vez que se tornou um grave problema de saúde pública devido ao aumento de casos e a forma agressiva que se espalha. 

Apesar do câncer ser bastante agressivo, quando há diagnóstico no seu estágio inicial, e o tratamento já começa a ser feito na paciente, as chances de cura podem chegar a 95%. Por esse motivo a importância do incentivo às mulheres a realizar os exames para o diagnóstico precoce do câncer de mama, e a importância da campanha do Outubro Rosa para alcançar as mulheres menos favorecidas desse país.  Uma observação importante a se mencionar, é que o câncer de mama também pode ocorrer em homens, contudo é raro, equivale a apenas 1% dos casos diagnosticados.

Dentre a diversificada variedade de tipos de câncer, o de mama tem se apresentado com mais frequência em todas as regiões brasileiras. A data busca oferecer conhecimento e conscientização a respeito da doença, e acesso aos serviços, a diagnósticos e tratamentos.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020-2022, surgirão cerca de 66.280 novos casos de câncer de mama, com incidência de 100 mil habitantes.

Em 2021, 51,1% da população brasileira era do sexo feminino, segundo a Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgadas em julho deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa porcentagem representa 4,8 milhões de mulheres a mais que os homens no país.  De acordo com o trabalho, em um contingente populacional de 212,6 milhões de pessoas, 108,7 milhões são mulheres e 103,9 milhões são homens.  

Esses dados retratam essa necessidade e importância de conscientizar a população a respeito do diagnóstico precoce. 

Veja como foi a 1ª Corrida e Caminhada Hospital Jorge Saade – na luta contra o câncer.